quarta-feira, 29 de junho de 2011

Maquiagem masculina sem afetar!

Maquiagem não é coisa só de mulher!
Claro que os homens estão cada vez ficando mais vaidosos, e optando por utilizar a maquiagem no dia-a-dia, e também em festas. À fim de exibir uma boa aparência e ficarem mais bonitos, estão quebrando alguns preconceitos, e se jogando na maquiagem!

Logicamente, a maquiagem masculina é diferente da feminina. O propósito da maquiagem masculina, é geralmente, apenas para cobrir algumas imperfeições no rosto, como manchas, acne, olheiras, ou para os quem possuem pele oleosa; isto diferentemente da feminina, que além destas funções ainda é utilizada para a coloração. A make-up masculina, deve ser feita sutilmente, e pode ser usada sem parecer uma maquiagem, apenas para suavizar e deixar o homem ainda mais bonito.



Apesar desse mito ainda ser muito forte entre o sexo masculino, dados revelam que a maquiagem masculina deixou de ser coisa de rockstar ou de palhaço. Segundo a revista Forbes, nos Estados Unidos, sem nenhuma piada, apenas em itens de maquiagem para homens foram gastos US$ 4.8 milhões em 2007, um considerável aumento de 42% em relação a 2001. Já a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) pinta com novas cores a indústria do make-up masculino no Brasil que quadruplicou seus ganhos em 5 anos. Nada mal para um país onde o “macho man” ainda impera.

Para realizar uma maquiagem masculina básica e natural, quase impercptível, sem afetação, tenha em mãos:

• Base líquida;
• Corretivo facial;
• Pó compacto;
• Lápis de olho;
• Rímel transparente;
• Hidratante labial.

Antes de começar, certifique-se que a base líquida, o corretivo facial e o pó compacto sejam da mesma cor e tom de sua pele. Caso tenha dúvidas no momento da compra, peça ajuda à um(a) vendedor(a) e aplique o produto sobre o pulso ou na parte de cima da mão para não ter erro!

Vamos ao passo-a-passo:

Antes de tudo: Limpeza e hidratação!
A limpeza da pele é fundamental para eliminar as bactérias e o excesso de oleosidade. Lave o seu rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele. Feito isto, aplique um hidratante de sua preferência. Vale lembrar que hidratante para o corpo é diferente do hidratante para o rosto. Opte pelos hidratantes com filtro solar. Caso seu hidratante não possua filtro solar, aplique o hidratante, espere secar e aplique o filtro solar.

Para o rosto: A base é de extrema importância no make-up masculino. Passe a base líquida com a ponta dos dedos, ou com um pincel esponja, apenas na área chamada de T (nariz e testa) e no queixo. Nas bochechas não há necessidade, para não ficar carregado, à menos que a pele tenha manchas, então pode passar e todo o rosto. Aplique também embaixo dos olhos. O corretivo pode ser dispensado nesta área pois cria um ascpecto muito fake por ser muito grosso, sendo possível percebê-lo. Aplique-o apenas onde existe alguma mancha ou acne à ser escondida. A aplicação do corretivo deve ser feita com batidinhas leves nas pontas dos dedos, sem espalhas. Finalize com o pó compacto aplicado com um pincel grande.

Para os Olhos: Parte que exige muito cuidado! Escolha um lápis de olho, preferencialmente marrom para passar apenas na parte superior dos cílios com um traço fino e rente. Aplique também o rímel transparente nos cílios e use-o para "pentear" as sobrancelhas.

Para a boca: Use apenas o hidratante labial, sem brilho. Caso queira, pode optar também por passar um batom cor de boca, apenas com as pontas dos dedos, dando leves batidinhas.

Ao finalizar, irá perceber que a maquiagem ficou super natural e que o aspecto da pele estará bem melhor. Prontíssimo para ir trabalhar ou ir à uma festa!




Dicas!

• Pó compacto é ótimo para acabar com aquele aspecto seboso brilhoso, deixando-a com um aspecto fosco e saudável.
• Não aplique a base em barbas espessas. Já quem está com a barba fina, a dica é passar pouca base, e retirar o excesso com um pincel ou uma esponja.
• A base não esconde rugas, apenas uniformiza a pele. Quanto menos passar, melhor.
• Lembre-se de passar um pouco de base e pó compacto no pescoço e colo, para que tudo fique natural e uniforme.
• Aplique a base nos cantos do nariz. Os homens constumam ter veias bastante visíveis nesta região.
• Antes de dormir, não se esqueça de remover a maquiagem e lavar muito bem o rosto!





Muitas maquiagens exclusivas para os homens já foram desenvolvidas, principalmente no exterior. Confira algumas opções disponíveis no mercado:

• Jean Paul Gaultier criou sua coleção de make up, nomeada Monsieur, que inclui demaquilante, produtos de barbear, corretivo, tônico, bronzeador, entre outros. Os preços variam entre $14 e $46




• Ken Men é uma marca conhecida não apenas por sua linha de maquiagem, como bases líquidas ou em pós para corrigir imperfeições masculinas, mas também por uma grande oferta em produtos naturais para o cuidado da pele.



• A Guerlain, marca associada à beleza perfeita, também conta com a linha "Terracota for Men", que traz sua coleção de emblemáticos pós ao univerno masculino. Para conseguir esse efeito, sua maquiagem vem com uma embalagem extremamente prática, e com um pincel aplicador semelhante ao usado para barbear.



Passou o tempo que maquiagem era "coisa de mulher"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário