sexta-feira, 24 de junho de 2011

História das Marcas: Arezzo

A Arezzo pode ser encontrada nas lojas Coutopé. Conheça um pouco mais desta marca!

O conceito da grife Arezzo, é sinônimo de sapatos e de sucesso no setor calçadista. Investe na valorização do design, materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta. Calçados e bolsas com ares modernos, e muitos deles são bastante ousados, estão sempre em sintonia com as principais tendências da moda mundial.

A história da Arezzo, tem início em 1972, na cidade de Belo Horizante, Minas Gerais, quando os irmão Anderson Birman e Hefferson Birman, jovens de apenas 18 e 21 anos, respectivaemente, fundaram uma fábrica de calçados. O Nome da empresa foi escolhido com muito cuidado, literalmente, à dedo. Tendo em mãos um mapa da Itália, país que exercia grande influência na moda mundial nos anos 70, os irmãos apontaram ao acaso para um lugar no mapa, lugar este, que era a cidade de Arezzo, na região ensolarada de Toscana.

A marca inicialmente era voltada à produção de sapatos masculinos, em seguida, direcionou-se ao mercado de sapatos femininos. Em 1974, a empresa abriu sua primeira loja de sapatos femininos, focada em aspectos como design e estilo. Seu primeiro sucesso foi a sandália anabela revestida de juta, um lançamento de verão, que virou mania nacional em 1979. Na década de 80, consolidou-se como uma fábrica de sapatos com capacidade produtiva de dois milhões de pares por ano.

Em 1990 abriu sua primeira loja conceito em uma importante área comercial de marcas nacionais e internacionais na cidade de São Paulo, a badalada Rua Oscar Freire. Nesta época, os custos industriais de Belo Horizonte tornaram-se proibitivos – e os irmãos começaram a planejar o movimento que os levaria a reinventar sua empresa. Desativaram gradualmente as linhas de produção (que empregavam duas mil pessoas), colocaram de pé o modelo de terceirização industrial no Vale dos Sinos e, como ponto final, transferiram o cérebro criativo da empresa para a cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul, no centro do maior complexo calçadista do Brasil. A partir deste momento, a AREZZO mudou seu foco de fabricante de sapatos para administradora de uma grande rede de varejo de calçados concentrando-se no desenvolvimento de conceitos de marca e moda e nos seus canais de distribuição. Além disso, passou a investir cada vez mais em diversas ações nos pontos de venda e as operações do canal de franquias foram fortalecidas, o que permitiu levar seus produtos a todo o território nacional. A Arezzo também investiu na abertura de lojas próprias em centros estratégicos de consumo.

Nos anos seguintes a marca Arezzo seguiu inovando e oferecendo às suas consumidoras produtos de qualidade, e em sintonia com a moda mundial. Em 2004, como mais um esforço de firmar de vez a AREZZO com uma marca fashion, a empresa contratou como garota-propaganda a modelo Eletra Rossellini. Outra ação foi o lançamento de uma coleção que buscava expressar a tendência retro, com grande valorização das peças “vintage” (coleções antigas com valor estético e cultural). Um dos trunfos era o giro das mercadorias nas lojas, com o lançamento de quatro novos modelos por dia.

O sucesso da marca está em conceito, alta qualidade e design contemporâneo, além de um sistema de produção terceirizada que está na esteira de marcas internacionais de sucesso. A Arezzo é a única grande companhia brasileira que não tem fábricas. Suas coleções, ao todo são oito por ano, são produzidas na região sapateira do Vale dos Sinos (Rio Grande do Sul). A Arezzo distingue-se no mercado brasileiro por ter uma forte identidade de marca em um cenário dominado por commodities e produtos baratos. Somado à rede de lojas exclusivas, esse perfil original permite à Arezzo trabalhar com sapatos de maior valor agregado, como fazem as grandes marcas estrangeiras.

O público alvo da grife, sempre à frente das últimas tendências internacionais, é a mulher contemporânea, conhecedora de moda e ciente da importância da imagem no mundo atual. Justamente como as belas atrizes que representaram a marca Arezzo. Nos anos seguintes novas musas estrelaram as campanhas da marca, entre elas as belas Juliana Paes, Glória Pires e Cléo Pires.







Site da Arezzo: www.arezzo.com.br

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