segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cuidados com as mãos e unhas no inverno

No inverno, unhas quebradiças e mãos ressecadas são queixas comuns das mulheres. Estas, são partes do corpo que ficam expostas e sofrem os efeitos prejudiciais do sol e da poluição, merecendo, assim, toda a nossa atenção.
O cuidado principal que devemos ter com as mãos é a proteção contra raios solares. Usar o filtro solar de forma adequada previne o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol. É indispensável reaplicar o filtro sempre que ocorrer a lavagem das mãos.
Outro processo muito importante, é a hidratação da pele, pois cria uma barreira protetora e diminui o ressecamento, que se intensifica no inverno. O ideal é procurar produtos específicos para as mãos. Durante o dia, devem ser priorizadas as fórmulas com óleos e silicones, que akidam a formar uma película protetora. À noite, as fórmulas devem conter ureia, ácido lático e lactato de amônio, que são substâncias com alto poder de hidratação.
O problema das unhas quebradiças ou fracas, pode estar associado ao hábido de roê-las, à imersão frequente das mãos e unhas na água, ou até mesmo a deficiência de ferro, anemia e outras doenças menos comuns.
É possível deixar as mãos macias e as unhas bonitas e fortes, mesmo nos dias mais frios do ano, seguindo algumas dicas simples:
- Use o filtro solar diarimente, principalmente no dorso das mãos, tendo em vista que é uma das regiões mais expostas ao sol.
- Hidrate as mãos diariamente com cremes específicos para evitar o ressecamento.
- Evite roer as unhas, e as mantenha sempre limas. Além de evitar um aspecto desagradável, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.
- Use luvas de borracha sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois eles agridem e ressecam as mãos.
- Faça uma esfoliação a cada 15 dias para remover as células mortas.

Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário